sábado, 12 de março de 2011

Henry Higgins meets Scarlett O'Hara

Juntar Charles Laughton, Rex Harrison e Vivien Leigh só poderia ser um sonho lindo que acabou virando realidade no filme Sidewalks of London, 1938. (não sei se tem alguma tradução para o português, acredito que não).

O filme conta a história de artistas de rua em Londres na década de 30. Charles Staggers (Charles Laughton) é um deles, recita poemas nas ruas em troca de alguns centavos e em uma de suas noites de trabalho é assaltado bem na "cara de pau" por uma linda e astuta ladrazinha (Vivien Leigh) que sem muitos problemas consegue fugir dele. Ao entrar em uma lanchonete Liberty 'Libby'(Leigh) encontra um famoso dos teatros, Harley Prentiss vivido por Rex Harrison que se encanta com o espírito da moça que logo é encontrada por Charles e então trata logo de fugir, mas não sem antes roubar o porta-cigarros de Harley sem que ele perceba. Charles vai atrás dela, após ver o furto e juntos escapam da polícia e ele, tendo o coração maior que ele mesmo, a convida para passar a noite em sua casa já que ela não tinha pra onde ir.

Ao ver que a Libey possui um talento ele a convida para o seu grupo e ela se torna artista de rua junto com ele. Halrey ao ver a apresentação do grupo se impressiona e os convida para uma festa, porém a única a aparecer é Libby e sua carreira toma um rumo.


Ficha Técnica:
Dirigido por Tim Whelan
Roteiro de Bartlett Cormack, Clemence Dane, Charles Laughton , Erich Pommer e Tim Whelan
Produzido por Erich Pommer
Edição de Robert Hamer e Hugh Stewart
Direção de Arte de Thomas N. Morahan

Charles Laughton como Charles Staggers
Vivien Leigh como Liberty aka Libby
Rex Harrison como Harley Prentiss
Larry Adler como Constantine Dan
Tyrone Guthrie como Gentry

Lançado nos Estados Unidos apenas depois do estouro de Gone With The Wind e em edições limitadas o filme hoje caiu no esquicemento o que é uma pena pois é muito charmoso, bem editado, carinhosamente dirigido e muito bem interpretado.

Just a minute! Look here, mister, who does this lovely world belong to, eh? To the people who live on it, you say? Well, I'm one of them. And I've got just the same taste as all the rest. You should be surprised. I get hungry. I get thirsty. I get cold. I enjoy smoke and a permanent wave, and whatever I can get in the way of extras. And why shouldn't I have them? - Libby

Assista no Youtube: Parte 1


3 comentários:

  1. The Sidewalks of London foi o Americanization of Emily - filme da Julie Andrews, lançado entre Mary Poppins e The Sound of Music - da Vivien Leigh, não? É uma pena ver filmes bons sendo negligenciados por qualquer outro fator externo. E o Rex Harrison, coitado, na verdade teve uma super paixãozinha pela Vivien, tadinho.

    Opa, mais um título para a lista de filmes a assistir.

    ResponderExcluir
  2. Americanization of Emily é tão bom <3
    É horrivel mesmo, se eu não saísse procurando tanto por filmes eu acho que nunca acharia esse.
    Hahaha, não o culpo.

    Ah, assista, a história é muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Amo Viv & Rex em "Storm in a teacup". conhecem?

    ResponderExcluir